Café com Prosa

📅 18/04

⏰ 20h

📍 Salão Nobre

Em nossos encontros sempre contamos com a presença das nossas parceiras @nossasantapausa 😜🌟

Nireuda Longobardi nasceu no município de Touros, Rio Grande do Norte. Atualmente, mora com a família em São Paulo. Formada em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, se especializou em Educação Ambiental pela Universidade de Santo Amaro. Trabalhou como professora de artes em escolas do Estado, Prefeitura e Casa de Solidariedade de São Paulo. Hoje trabalha em seu ateliê, dedicando-se exclusivamente a escrita e a ilustração de livros. Já são 29 livros publicados. Seus livros já foram selecionados para os catálogos da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ), representando o Brasil na Feira de livro de Bologna e na BIB -- Bienal Internacional de Bratislava - Eslováquia. É sócia e Diretora de Artes da AEILIJ -- Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.

Seu novo título, lançado pela Editora do Brasil, é baseado em um conto Nórdico, a mulher-foca. Sua versão é ambientada no litoral do Nordeste brasileiro, fala sobre um jangadeiro e um ser encantado, uma mulher-manati, que vive no mar e tem a natureza dupla, podendo viver tanto em terra firme quanto em águas profundas, assim como outros seres fantásticos do nosso folclore e de outras partes do mundo. Para ilustrar o livro, utilizou a técnica da xilogravura, entalhada e pintada manualmente, e ao invés de utilizar as impressões no papel, são as matrizes que dão vida ao conto, com elas fotografadas e tratadas.

Nossa noite será especialmente marcante, pois em 23 de abril celebramos o Dia Mundial do Livro, uma iniciativa da UNESCO destinada a exaltar a literatura, promover a leitura, honrar os autores e contemplar seus direitos legais. 📚📖